Hoje é o dia de despedida do notável Windows XP. Depois de 12 anos por aí a Microsoft finalmente encerrou as atualizações e explica em O que significa o fim do suporte ao Windows XP? o que os usuários do sistema devem fazer neste momento.
Neste breve texto vou abordar o que acho interessante com o término do suporte ao XP. São coisas muito boas, pelo menos para nós desenvolvedores.
O que significa para os desenvolvedores de apps Windows?
Com a manutenção do Windows XP a maioria das empresas deixaram de migrar seus setores de desenvolvimento. Eu mesmo, por exemplo, trabalhei em um grande projeto de software ERP que era usado em massa por empresas que possuíam a versão XP. De acordo com o gráfico da StatCounter é possível ver que há ainda uma parcela considerável de Windows XP no Brasil.
Resultado: grande parte do desenvolvimento e dos desenvolvedores ficou parado no Framework .NET 4.0, devido a falta de suporte, como pode ser visto aqui: .NET Framework System Requirements.
A maioria nem mesmo usa o WPF ou tira proveito dos avanços feitos com a implementação de MVVM. Estão no Windows Forms, executando queries em plain SQL com ADO.NET e fazendo bind de campos diretamente para DataSets.
Com a atualização para as versões mais novas do sistema operacional a empresa pode migrar seu toolbox de desenvolvimento também, colocando seus desenvolvedores de volta na década certa!
O que significa para os desenvolvedores de apps Web?
Para quem desenvolve para Web o fim do Windows XP é mais feliz ainda. Com ele morre a versão do Internet Explorer 8 e os workarounds de JavaScript para entregar um projeto. Até o ano passado era possível encontrar várias empresas que necessitavam suportar o IE 8, devido ao legado do XP - "pain, pain, pain" =(!
Da mesma forma que para os aplicativos Windows, a empresa agora pode ficar mais a vontade para migrar para novas tecnologias Microsoft que ofereçam o MVC, SignalR e felicidade para seus colaboradores que vão poder voltar aos trilhos da tecnologia.
Convençam seus gestores a migrarem seus softwares! Será um custo recuperado facilmente com a produtividade oferecida pelas novas tecnologias Microsoft presentes no Visual Studio.
Boa semana para todos! Nunca vou me esquecer daquele papel de parede com céu azul Adeus Windows Xp!